Polícia recebeu ligação no início da tarde e buscas foram feitas até 16h30. Em SP, falsas bombas também foram deixadas em estação de metrô.

Funcionários do BRB deixam o prédio do banco após aviso de suspeita de bomba no local. (Foto: Alexandre Bastos/G1)Veículo do esquadrão de bombas da Polícia Militar em frente à sede do BRB 

Uma suspeita de bomba no prédio do Banco de Brasília (BRB), no Setor Bancário Sul, provocou o esvaziamento do prédio na tarde desta sexta-feira (11). A segurança do prédio afirmou ter recebido uma ligação anônima com a informação de que haviam bombas no quinto e oitavo andares do edifício. A Polícia foi chamada e realizou buscas no local. Após a investigação, nenhuma bomba foi encontrada no prédio do BRB.

O comunicado foi feito por volta das 13h30. De acordo com informações dos brigadistas do banco, o prédio foi esvaziado em dez minutos. Homens da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram enviados para o edifício 40 minutos após o comunicado e realizaram o isolamento do local. Uma faixa do Eixinho foi isolada enquanto os Polícia e Bombeiros realizavam a operação.
Ads by INSERT_ADDON_NAMEAd Options
Funcionários do BRB deixam o prédio do banco após aviso de suspeita de bomba no local. (Foto: Juliana Cabús/Divulgação)Funcionários do BRB deixam o prédio do banco após aviso de suspeita de bomba no local.
Segundo o analista do departamento jurídico do BRB Daniel Lima, de 31 anos, que voltou a entrar no prédio após o isolamento do local, o andar onde trabalha estava livre da ameaça. "Subi porque fui chamado para abrir uma sala do quinto andar e ajudar no reconhecimento do local. Não há nada lá, ainda bem".
Carro do Corpo de Bombeiros em frente ao BRB (Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)Carro do Corpo de Bombeiros em frente ao BRB
(Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
A estagiária do BRB Juliana Cabús, de 23 anos, afirma que após a sirene do prédio tocar os funcionários desceram sem saber o que acontecia. "Nós fomos avisados da ameaça de bomba quando já estávamos fora do prédio. Várias pessoas deixaram bolsas, chaves ou celulares lá dentro e estão aqui fora esperando para ser liberadas".
O Esquadrão Antibombas da Polícia Militar e o Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães) foram trazidos ao prédio para ajudar nas buscas pelas bombas. Até as 16h10 os militares ainda realizavam buscas no oitavo andar do prédio.
De acordo com o 2º tenente Fonseca, responsável pela operação da PM, os policiais consideravam desde o início a possibilidade de um falso comunicado. "Nós não encontramos evidências da existência da bomba, mas continuamos com as buscas. Em muitos casos como este, o que acontece é um falso comunicado criminoso", afirmou. Segundo a polícia, a corporação vai investigar quem foi o responsável pelo telefonema.
Falsa bomba é deixada em metrô de SP
Nesta sexta, em São Paulo, falsas bombas foram deixadas em estações de metrô da capital paulista. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) divulgou imagens das falsas bombas que afetaram o funcionamento da Linha 11-Coral nesta manhã. Os objetos foram deixados nas estações Brás, Guaianases e Corinthians-Itaquera, em São Paulo. A polícia verificou que os objetos não eram explosivos.
Falsa bomba encontrada em estação da CPTM (Foto: Reprodução/TV Globo)Falsa bomba encontrada em estação da CPTM 

As fotos mostram tubos grudados a um aparelho semelhante a um celular por fita adesiva. “Nós concluímos que aquele volume, aquele objeto, teria potencial de risco. Abrimos e vimos que a aparência dela sinalizava que poderia haver um risco”, disse o gerente de segurança da companhia, Irã Figueiredo Leão.
Questionado em evento no interior do estado, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse que mandou verificar as câmeras de vídeo das estações. "Porque ou era alguma questão de bomba, ou uma brincadeira de muito mau gosto que prejudica os trabalhadores. É uma total irresponsabilidade", disse. "Nós também não podemos achar que não tem nada e colocar em risco a vida das pessoas, mas estamos atrás das câmeras para identificar os criminosos.”
fonte G1