Comunidade de Viamão sofre com a falta de pavimentação Arquivo pessoal/Leitor/DG


Moradores aguardam, há pelo menos vinte anos, melhorias na estrada Capororoca


A auxiliar de serviços gerais Anne Cristine Sauer Rodrigues, 42 anos, mora há 20 anos na parada 28 da Avenida João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, em Viamão, mais conhecida como estrada Capororoca. Durante esse período, afirma que nunca viu a prefeitura dar atenção aos moradores da região. Ela reclama, principalmente, da falta de pavimentação da via, sempre cheia de barro e com muitos buracos.
— Só tem asfalto até a parada 24 porque a área pertence a Porto Alegre. A partir daí, é um cenário de terror. A via está sempre um lodo, sem contar as crateras. Quem vive aqui foi abandonado pelas autoridades — queixa-se Anne.
Quando chove, a situação fica ainda pior. O que é barro se transforma em um poço de lama, e os veículos não conseguem passar.
— Os ônibus atolam constantemente. A maioria das pessoas que mora aqui depende do transporte público para trabalhar e, não raramente, ficam presas na estrada porque o coletivo não consegue passar. Além disso, caminhar fica praticamente impossível quando dá temporal. Parece areia movediça, caminhamos afundando — descreve ela, angustiada.
Protestos
O sentimento de esquecimento é geral entre a comunidade da Capororoca. Durante todos esses anos, vários pedidos de pavimentação foram feitos para a prefeitura. O que acontece, de acordo com Anne, são promessas que provocam uma falsa esperança na população, que nunca vê as obras passarem de boatos.
Segundo a auxiliar de serviços gerais, a Metroplan informou que não há movimentação suficiente no local para que a João de Oliveira Remião seja asfaltada.
— De vez em quando o município envia uma equipe para patrolar a via, mas não adianta, passam muitos carros e ônibus, chove e volta tudo como estava. Os vizinhos já fizeram protestos pedindo melhorias no nosso bairro, mas ninguém liga para nós, é como se não existíssemos — diz Anne.
Prefeitura alega falta de recursos via PAC 2
A Prefeitura de Viamão informou que em abril de 2013, o Governo do Estado protocolou o pedido para pavimentação da Capororoca, da parada 24 a 31, mas em 2014, o próprio governo informou que a localidade não havia sido contemplada com os recursos do PAC 2, justificando que a prioridade seria para regiões mais populosas.
A prefeitura aguarda a abertura de novos programas federais para que a região tenha sua proposta analisada. A atual gestão pavimentou mais de 30km de vias com recursos próprios, e mais de 10km com emendas, convênios e repasses.



fonte DG