Interdição do Sírio Libanês ocorreu nesta terça (3), por falta de segurança.
Engenheira quer reformular projeto para resolver situação.


Os cerca de 2 mil associados do Clube Sírio Libanês em Uberaba não poderão usufruir do lazer no local a partir desta terça-feira (3), devido à interdição realizada pelo Corpo de Bombeiros. O clube foi fundado em 11 de outubro de 1925 e está na mira do setor da Companhia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros há três anos, devido à falta de premissas básicas para segurança. 
O comandante do setor, capitão Marco Aurélio Santos, detalhou que em junho de 2012, o clube recebeu a primeira notificação com advertência escrita com prazo de 60 dias prorrogáveis para se regularizar. A segunda vistoria ocorreu em fevereiro de 2013, com autuação de multa e concessão de novo prazo. Em setembro de 2015, os militares aplicaram a  segunda multa e estipularam que as melhorias deveriam ocorrem em 30 dias.
“Essa fiscalização é preventiva. Tinha deficiência das saídas de emergência e irregularidades de escadas. Faltam alarmes de incêndio, funcionários para atuar de imediato em princípio de incêndios e prevenir tumultos. O mais sério é a inadequação das saídas de emergência”, afirmou. 
A engenheira civil da Secretaria de Obras, Claudia Aparecida da Silva, esteve no clube a pedido da Prefeitura de Uberaba. Com o objetivo de manter a tradição do clube, ela pretende reformular o projeto aprovado recentemente e conseguir aprovação para adequações mais econômicas.
“O projeto na Sírio Libanês já foi aprovado em março de 2015 , mas requer uma obra de custo muito alto. Farei uma análise do projeto, propondo outra medida preventiva para reduzir o custo para atendermos à legislação e finalizando o projeto para que seja emitida o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, que é o documento exigido a autorização”, disse.
Trabalhando em prazo de urgência, a engenharia garantiu que em torno de uma semana pretende ter um parecer inicial da situação.
Clube Sírio Libanês Uberaba clube (Foto: Jairo Chagas / Jornal da Manhã/ Divulgação)Clube fundado em 1925 sofria autuações desde 2012




fonte G1