Nove funcionários que atuam na linha de frente do combate à pandemia testaram positivo para a doença. 
Eles atuam no Centro de Terapia Intensiva, onde estão internados os pacientes com coronavírus.
O Hospital de Clínicas de Porto Alegre informou nesta sexta-feira (29) que nove profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia da Covid-19 testaram positivo para a doença. Eles trabalham no Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto, onde estão internados os pacientes com coronavírus.
"O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) informa que, entre os dias 25 e 28 de maio, nove profissionais do Centro de Terapia Intensiva (CTI) adulto, onde estão internados pacientes com coronavírus, apresentaram sintomas respiratórios, foram avaliados pelo Serviço de Medicina Ocupacional (SMO) e testaram positivos para a Covid-19", informou o hospital, por meio de nota.
A instituição afirma que não é possível relacionar a contaminação com o atendimento direto prestado aos pacientes. O Hospital de Clínicas destaca, ainda, que reforçou as medidas de segurança.
"Os profissionais de saúde do CTI foram informados e orientados a buscar atendimento no SMO, em caso de sintomas. Todos os funcionários possuem equipamentos de proteção individual e foram treinados quanto ao uso correto. Foram reforçadas medidas de distanciamento entre os profissionais de saúde e equipes de apoio para conversar com os profissionais, em cada turno de trabalho", informou, por meio de nota.
O hospital ressalta que, desde o primeiro paciente atendido com coronavírus, a SMO já atendeu 1.086 profissionais de saúde e realizou 1.718 coletas de exames para o coronavírus. Entre os sintomáticos, 66 tiveram resultado positivo, e 38 deles já retornaram ao trabalho.
fonte: G1