Cerca de 150 pessoas estavam na estrutura em Araquari, no Norte de SC.
Famílias inteiras, com crianças, tiveram que ser resgatadas nesta sexta (1º).



Ponte virou em evento em Araquari, no Norte catarinense (Foto: Reprodução/RBS TV)
Ponte virou em evento em Araquari, no Norte catarinense

Vitimas relataram como foi o momento de susto na virada do ano, quando uma ponte pênsil virou com cerca de 150 pessoas na cidade de Araquari, no Norte de Santa Catarina. Além do excesso de peso, testemunhas relatavam que foliões pulavam em cima da estrutura. Ninguém morreu.
"Tinha muito rapaz novo e começaram a pular, pular. Nós pediamos para eles pararem e eles pulavam cada vez mais. E nisso deu um estralo e a gente não viu mais nada. Caímos", diz a auxiliar de produção, Maria Conceição de Carvalho.
Segundo o Corpo de Bombeiros da cidade, cerca de 25 pessoas precisaram ser levadas para os centros médicos da região, com escoriações entre leve e moderada.  A ponte tem cerca de 15 metros de comprimento e distância de 4 metros com relação ao rio.

O caso ocorreu por volta das 0h30 desta sexta-feira (1º), de acordo com os Bombeiros de 
Araquari. O cabo de aço de sustentação de uma das extremidades da ponte se rompeu e todos os ocupantes caíram no rio Itapocu.
Entre as vítimas, estavam famílias inteiras: adultos, jovens e crianças. "Eu salvei minha filha ainda. Se ela cai para baixo, Deus me livre. Tinha morrido tudo", disse outra vítima.
"Estávamos vendo os fogos da Barra Velha e aí parou. No que parou, a gente olhou e estourou [a ponte] . Estourou e todo mundo foi para a água. Foi muito rápido", diz o vendedor Anderson Amancio.
Resgate ocorreu durante toda a madrugada em Araquari (Foto: Reprodução/RBS TV)Resgate ocorreu durante toda a madrugada em Araquari 

O vendedor teve um ferimento na mão pela queda. Ele, a mulher e o filho estavam no meio da estrutura. "Eu tenho 1,70 metros e afundei várias vezes. Por sorte a maré estava baixa", conta Amancio.
A mulher dele acredita que 'recebeu uma vida nova'. "A gente começou o ano bem. Não vou dizer que isso foi uma tragédia. A gente recebeu uma nova vida. Porque no fundo da água a gente pensa: vou morrer. E a gente se salvou, graças a Deus. Principalmente as crianças", diz a dona de casa Andressa Amancio.
Ponte de Araquari foi isolada nesta sexta (1)  após virar durante festa de Ano Novo (Foto: Reprodução/RBS TV)Ponte de Araquari foi isolada nesta sexta (1) após virar durante festa de Ano Novo 
No resgate dos feridos, foi preciso contar com o apoio de pelo menos três guarnições dos bombeiros da região, além de equipes voluntária. Os bombeiros passaram a madrugada auxiliando as vítimas.
Moradores e turistas que acompanhavam os fogos de artifício também auxiliaram no resgate. Com o apoio de canoas e outras pequenas embarcações, os feridos foram encaminhados da água até um local seguro.
fonte G1