Tribunal de Justiça emitiu decisão para reabertura ainda no 
primeiro semestre de 2016
Canoas terá que reabrir 70 leitos no Hospital Universitário | Foto: Divulgação / Ulbra / CP
Canoas terá que reabrir 70 leitos no Hospital Universitário 


Depois que a Prefeitura de Canoas fechou 70 leitos de retaguarda do
Hospital Universitário, o Tribunal de Justiça emitiu decisão para a reabertura total das vagas ainda no primeiros semestre de 2016. Conforme a juíza Elisabete Kirschke, o número de leitos é insuficiente para atender a demanda da região. 

O Executivo ganhou prazo de 180 dias para reativar toda a ala que foi fechada por falta de recursos. A determinação atende ação movida pelo Sindicato Médico (Simers) e pela Associação Brasileira dos Usuários do SUS (Abrasus). 

Conforme o secretário da Saúde de Canoas, Marcelo Bósio, o Executivo vai recorrer. “A decisão não muda a realidade financeira do hospital. Vamos recorrer da decisão na próxima semana. Todas as medidas que poderiam ter sido adotadas já foram realizadas em termos de negociações com o Ministério da Saúde”.

Em relação aos demitidos, há uma ação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT4) determinando a reintegração dos trabalhadores aos cargos. Conforme Bósio, muitos dos funcionários informaram que o Sindisaúde ingressou com ação contra a Prefeitura contra a vontade deles. “Muitos informaram que não querem voltar para o hospital”, garante.

Hospital Universitário é referência para a Região Metropolitana. A prefeitura sustenta déficit mensal de R$2 milhões para justificar o fechamento de leitos, além de 85 demissões.
fonte correio do povo